WhatsApp

5 erros comuns na gravação a laser e como evitá-los

5 erros comuns na gravação a laser e como evitá-los

Seja você um engenheiro experiente ou um fabricante iniciante, aprender o uso adequado dos equipamentos de design para evitar armadilhas e erros leva tempo e experiência.

De tempos em tempos, surgem problemas que deixam os designers imaginando o que fizeram de errado ou como poderiam fazer algo melhor. Isso é verdade em qualquer campo e a gravação a laser não é diferente.

Saber como evitar esses erros para que eles não voltem a aparecer é metade da batalha. Com isso em mente, vamos falar sobre cinco dos erros mais comuns quando se trata de gravação a laser e maneiras de evitá-los em projetos futuros.

Erro 1: Gravura de tecido, mas o laser queima através do material

O primeiro passo para evitar a queima de tecido com uma máquina de gravação / corte a laser é entender quais tecidos podem suportar o processo e a que temperatura. Tecidos mais delicados, como jeans, lona e couro, podem suportar configurações de potência mais altas durante a gravação. Mas quando se trata de tecidos delicados, é importante iniciar as configurações em alta velocidade (próximo ou a 100%) e em baixa potência (em torno de 5% a 10%). Teste essas configurações iniciais em algum material sobressalente e, se o tecido puder suportar, aumente a potência até obter os resultados que procura.

Quando se trata de gravação direta em vestuário, é útil diminuir os pontos por polegada (DPI) em que você grava. Quanto maior o DPI, mais material será removido. A gravação com um DPI mais baixo ajuda a garantir que o laser vaporize levemente a camada superior e não queime completamente através do tecido. A maioria das gravuras de tecido funciona bem de 150 a 300 DPI.

Erro 2: o acrílico não produz uma gravação branca gelada

Muito provavelmente, isso é causado pelo uso do acrílico errado no aplicativo. Normalmente, dois tipos de acrílicos são usados na gravação a laser e ambos são adequados para diferentes aplicações.

Objetos e folhas de acrílico fundido são feitos de um acrílico líquido que é derramado em moldes que podem ser configurados em várias formas e tamanhos. Esse tipo de acrílico é ideal para gravação, pois fica com uma cor branca gelada quando gravada, tornando-o adequado para prêmios e placas. Ele pode ser cortado com um laser, mas não gera bordas polidas pela chama.

O outro tipo de acrílico usado na gravação a laser é chamado acrílico extrudado, que é formado em folhas por uma máquina. O acrílico extrudado é geralmente mais barato que o acrílico fundido porque é formado por uma técnica de fabricação de maior volume. No entanto, ele reage de maneira muito diferente com a máquina de gravação a laser. Esse tipo de acrílico corta de maneira limpa e suave e produz uma borda polida por chamas; no entanto, quando gravado, não produz essa aparência fosca, mas uma gravação clara. Portanto, verifique se você está usando acrílico fundido, se quiser um acabamento branco fosco.

Erro 3: Gravação de vidro inconsistente

Muitas vezes, quando um laser bate no vidro, ele fratura a superfície, mas não grava profundamente ou remove o material necessário para gravar totalmente. A superfície do vidro fraturado produzirá uma aparência fosca, mas pode ser áspera e lascada, dependendo do tipo de vidro que está sendo gravado. Enquanto a aparência fosca é desejada, ninguém quer uma superfície áspera ou lascada.

Para produzir um acabamento fosco suave, tente incorporar uma ou várias das dicas abaixo:

Use uma resolução mais baixa, cerca de 300 DPI, que produzirá um melhor resultado no vidro à medida que você separa os pontos que está gravando.

Mude o preto do seu gráfico para 80% de preto.

Execute o seu gravador a laser com Jarvis Dithering (esse padrão de pontilhado pode ser encontrado no driver de impressão da Epilog), o que ajudará a fornecer um acabamento suave.

Às vezes, aplicar uma folha fina de jornal molhada ou uma toalha de papel na área de gravação ajudará na dissipação de calor e melhorará o processo de gravação. Apenas verifique se não há rugas no papel depois de aplicado.

Outra maneira de dissipar o calor é aplicar uma fina camada de detergente líquido na área que você está gravando - com o dedo ou com uma toalha de papel.

Por fim, se houver cacos de vidro após a gravação, polir a área com uma esponja sem riscos.

Erro 4: a gravação em madeira produz resultados diferentes na mesma configuração

A madeira é um dos materiais mais amigáveis ao laser disponíveis, não apenas porque pode ser cortado com muita facilidade, mas também porque grava muito bem.

No entanto, madeiras diferentes têm reações diferentes quando são gravadas a laser e produzem resultados diferentes. Madeiras mais leves, como cerejeira ou bordo, produzem um bom contraste onde o laser queima a madeira, enquanto madeiras mais densas exigem mais energia do laser para cortar ou gravar.

A densidade dos grãos pode mudar drasticamente, dependendo do tipo de madeira com a qual você está trabalhando. A cereja, o amieiro, a noz e o bordo têm veios de grão bastante pequenos, enquanto o carvalho tem veios de médio a grande porte. Por exemplo, se um quadrado grande fosse gravado em um pedaço de cereja, ele teria uma aparência muito uniforme; a área gravada seria lisa com pouca variação de altura. No entanto, se o mesmo quadrado fosse gravado em um pedaço de carvalho, sua aparência variaria muito em altura e teria uma aparência muito não uniforme.

Aqui estão algumas dicas ao gravar com madeira:

Bordo e amieiro são algumas das madeiras mais populares para gravação, proporcionando um contraste rico.

A gravação de madeira nua produz fumaça e detritos durante o processo que pode ser incorporado ao grão da madeira. Para reduzir esse efeito, grave sempre de baixo para cima - isso ajuda a afastar a fumaça da gravação.

Ao gravar madeira manchada, é possível limpar o excesso de fumaça e detritos da superfície da madeira com um pano úmido após a gravação.

Erro 5: o gravador a laser não funciona mais rápido

Limpe sua máquina! Assim como outros tipos de equipamentos de design, uma máquina limpa produz melhores resultados do que aquela que não é adequadamente mantida. Os requisitos de manutenção estão incluídos no manual do usuário da máquina a laser. Se uma queda no desempenho ocorrer rapidamente, verificar e limpar a óptica pode ser o primeiro passo para corrigir o problema.

Recomendamos inspecionar a ótica do laser (lentes e espelhos) semanalmente e limpar conforme necessário. Se você estiver cortando materiais que produzem mais resíduos, como madeira ou acrílico, poderá achar que sua ótica precisa ser limpa com mais frequência. Normalmente, as ópticas têm uma cor dourada clara e são brilhantes e brilhantes. Se estiverem nublados ou com manchas ou detritos, é hora de limpá-los.

Conclusão

Os erros listados acima são comuns entre fabricantes e designers que usam máquinas de gravação a laser, especialmente aqueles que estão começando a usar o equipamento. Mas como você pode ver, eles são facilmente evitáveis se você tiver o conhecimento necessário para corrigir os erros.

Ajudamos designers e fabricantes em todas as etapas do processo de compra do gravador a laser certo, seleção dos materiais certos a serem usados e compreensão de como combater erros comuns, incluindo uma biblioteca de artigos da base de conhecimento e suporte útil para aqueles que enfrentam desafios.

Gostaria de Solicitar um Orçamento?

Entre em contato
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tecnograph www.tecnograph.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×